Skip to main content
Empregabilidade

A Internacionalização do Mercado de Trabalho

By outubro 24, 2023No Comments

Os últimos dados do Mistério das Relações Exteriores apontam que quase 2 milhões de brasileiros vivem em outros países, a trabalho. As principais razões para os brasileiros desejarem atuar profissionalmente no exterior são: melhores oportunidades de emprego e salários, maior estabilidade econômica, maior qualidade de vida e terem mais oportunidade de aprendizado e crescimento profissional. Mas há um novo modelo de trabalho surgindo, desde a crise da pandemia da Covid-19; o trabalho internacional remoto.

Não há um número exato de brasileiros que trabalham em modelos de emprego internacionais. No entanto, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half, em 2022, cerca de 25% dos profissionais brasileiros estavam interessados em trabalhar para empresas internacionais, em formato digital. Nesses casos, o profissional trabalha para uma empresa de outro país, mas o faz de forma remota, de seu próprio país.

Esse número vem crescendo nos últimos anos, devido a uma série de fatores, como a globalização, a crescente demanda por profissionais qualificados e a facilidade de comunicação e colaboração entre pessoas de diferentes países. De acordo com uma estimativa da empresa de consultoria Frost & Sullivan, em 2022, havia cerca de 100 mil brasileiros trabalhando remotamente para empresas estrangeiras. Esse número está crescendo rapidamente, e é esperado que alcance 200 mil em 2024.

As áreas com mais oportunidades de emprego remoto internacional para brasileiros incluem: Tecnologia da informação, Marketing, Design, Edição e Tradução.

Para trabalhar remotamente para uma empresa estrangeira, os brasileiros precisam ter um bom domínio do idioma do país de destino e um currículo competitivo. Além disso, é importante ter habilidades de comunicação e colaboração, pois trabalhará com pessoas de diferentes culturas. Aqui estão algumas dicas para brasileiros que desejam trabalhar remotamente para empresas estrangeiras:

  • Aprenda um novo idioma: Se você não é fluente no idioma do país de destino, é importante aprender o básico. Isso o ajudará a se comunicar com seus colegas e clientes.
  • Construa um currículo competitivo: Seu currículo deve destacar suas habilidades e experiência relevantes para o cargo.
  • Desenvolva suas habilidades de comunicação e colaboração: Essas habilidades são essenciais para trabalhar com pessoas de diferentes culturas.
  • Conecte-se com profissionais internacionais: Participe de eventos e grupos online para conhecer profissionais internacionais.
  • Desenvolva suas soft skills: Para as demandas profissionais neste tipo de contexto, sua inteligência emocional, capacidade de autogestão e competências de inter-relacionamento e cooperação fazem toda a diferença para o seu êxito.

Trabalhar remotamente para uma empresa estrangeira pode ser uma ótima oportunidade para brasileiros que buscam crescimento profissional e pessoal. Nas formações que a Fundação Wadhwani investimos de forma importante no desenvolvimento de soft skills para a atuação profissional, como comunicação, colaboração, relacionamentos, produtividade, autogestão etc.

A Fundação Wadhwani é uma organização sem fins lucrativos que oferece suas formações em formato pro-bono, sem nenhuma contrapartida financeira de nossos parceiros. Conheça mais sobre nosso trabalho em nosso site ou entre em contato com nosso time através do fone (11) 99654-7330.

Lucia Alves Rodrigues

Lúcia é educadora, formadora de professores, conteudista e desenvolvedora de projetos educacionais. Atua como Diretora de Novos Negócios e Parcerias da Fundação Wadhwani no Brasil.

Wadhwani Skills Network | Formações Wadhwani em Competências Profissionais e Socioemocionais

Leave a Reply