Skip to main content
Empreendedorismo

O papel da juventude na criação de negócios sociais

By agosto 15, 2023No Comments
A juventude desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de negócios sociais. A ONU classifica como jovens as pessoas de 15 a 24 anos, essa faixa etária está se tornando uma poderosa fonte de mudança para enfrentar desafios sociais e ambientais enfrentados pela sociedade. Ao buscarem criar soluções sociais os jovens trazem uma mentalidade inovadora e a determinação necessária para debater e enfrentar questões urgentes que muitas vezes são marginalizadas pelos empreendedores. Criar soluções que impactam positivamente o meio ambiente e a sociedade é crucial para construir um futuro sustentável e justo.

 

Os negócios sociais oferecem uma abordagem inovadora para resolver problemas,combinando metas lucrativas com impacto social e ambiental. Ao investir em soluções que abordam questões como mudanças climáticas, desigualdade social, escassez de recursos e poluição, os jovens empreendedores podem promover um desenvolvimento mais sustentável e uma coexistência harmoniosa com o planeta. E existem muitos exemplos que mostram o papel da juventude na criação de negócios sociais.

 

Um exemplo inspirador é a história de Ben Simon e Ben Chesler, que criaram a Imperfect Foods quando tinham por volta de 24 anos. Esses empreendedores perceberam o desperdício alarmante de alimentos e, em resposta, fundaram uma empresa que resgata alimentos “imperfeitos” ou com excesso de estoque e os disponibiliza a preços acessíveis. Além de evitar o desperdício, a ImperfectFoods reduz o impacto ambiental da produção excessiva de alimentos, ao mesmo tempo que torna a alimentação mais acessível e combate à fome. Outro exemplo é o de Boyan Slat, que fundou a organização The Ocean Cleanup quando tinha apenas18 anos. Reconhecendo a gravidade da poluição plástica nos oceanos, Boyandesenvolveu tecnologias inovadoras para capturar e remover resíduos plásticos.

 

Seu empreendimento contribui significativamente para a proteção dos ecossistemas marinhos e, ao mesmo tempo, conscientiza a população sobre a importância da preservação dos oceanos. Mikaila Ulmer também é um exemplo de jovem empreendedora social, que fundou a empresa Me & the Bees Lemonade ainda no início da adolescência, com apenas 12 anos. Sua visão era não apenas criar uma deliciosa limonada, mas também utilizar parte dos lucros para apoiar a preservação das abelhas, um elemento crucial para o equilíbrio ambiental. Ao investir em soluções como essa, os jovens estão demonstrando que os negócios podem atuar como uma força positiva para a mudança social e ambiental.

 

Esses exemplos destacam a importância de modelarmos negócios sociais que visam melhorar o bem-estar a médio e longo prazo. Os jovens têm a oportunidade de moldar o futuro por meio de soluções inovadoras, abraçando a sustentabilidade, a equidade social e o impacto positivo no meio ambiente como pilares fundamentais para seus empreendimentos. Nesse sentido, a Fundação Wadhwani ajuda empreendedores a modelarem seus negócios – sociais ou não – com a ajuda dos seus programas de empreendedorismo.

 

A Fundação Wadhwani é uma organização sem fins lucrativos que oferece suas formações em formato pro-bono, sem nenhuma contrapartida financeira de nossos parceiros. Conheça mais sobre nosso trabalho em nosso site ou entre em contato com nosso time através do fone (11) 99654-7330.

Felipe Bastos

Felipe é doutorando pela FEA USP, mestre em administração pela FEA USP e desenvolve pesquisas sobre transformação digital e economia circular nas organizações. Atua como Program Manager na Fundação Wadhwani e acredita que a educação transforma vidas.

Wadhwani Entrepreneur Network | Formações Wadhwani em Empreendedorismo

Leave a Reply